quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Worksharing: Compartilhamento de Trabalho no Revit



O worksharing é um método de projeto que permite que vários membros da equipe trabalhem no mesmo modelo de projeto simultaneamente. O compartilhamento é feito através do uso de um modelo central, arquivo RVT.

É criado um modelo central para que os membros da equipe possam efetuar alterações simultâneas no projeto em cópias locais deste modelo central, conforme ilustrado na figura abaixo:




Normalmente os membros da equipe são atribuídos para uma área funcional específica a ser trabalhada, como um campus de uma universidade, setores de uma edificação de grande porte (hotel, hospital, shopping), ou quando estiver trabalhando com membros de equipes de outras disciplinas, como:

- Projetos Arquitetônicos

- Projetos Estruturais

- Projetos de Instalações Prediais

Os projetos do Revit podem ser subdivididos em worksets para acomodar tais variáveis de ambiente. Os worksets são conjuntos de elementos do Revit criados pelos usuários ou organizados por critérios como: famílias, vistas, padrões de projetos.

No Revit Architecture e no Revit Structure o workset é uma coleção de elementos como: paredes, portas, pisos ou escadas.
No Revit MEP o workset é uma coleção de elementos como: dutos, difusores ou dissipadores de ar.

Somente um usuário pode editar cada workset em um determinado momento, para evitar que ocorram possíveis conflitos no projeto. Todos os membros da equipe podem visualizar os worksets criados por outros membros da equipe, mas não podem alterá-los.

No processo de worksharing os usuários devem trabalhar sempre nos arquivos locais, mantendo o arquivo central protegido. É importante salvar os arquivos locais e sincronizar o arquivo central periodicamente. Neste processo são fundamentais a organização e comunicação entre os membros da equipe.

Nenhum comentário: