terça-feira, 9 de abril de 2013

Principais Novidades do Autodesk Revit 2014




Plataforma e Arquitetura

Vistas Explodidas

As vistas explodidas podem ser utilizadas para ilustrar as relações dos elementos do modelo. Estas informações podem ser usadas em documentos de construção para mostrar a intenção do projeto. Você pode usar esta ferramenta para criar conjuntos de deslocamento e movê-los através dos eixos X, Y e Z para uma distância especificada a partir do modelo.



Janelas Ancoráveis

Combine janelas em uma única aba, o que facilita o acesso as mesmas,  permitindo o aumento da área de trabalho no Revit.As seguintes janelas podem ser movidas, redimensionadas e ancoradas:

-          Project Browser
-          System Browser
-          Properties
-          Reconcile Hosting



Melhorias no duplo clique

Nas opções de interface do usuário é possível configurar o comportamento do duplo clique para edição de Famílias, modo Croqui, Vistas e Tabelas em Pranchas, Montagens, Grupos e Componentes de Escadas.



Melhorias em Interoperabilidade

Melhorias na exportação para IFC, DWF, DWG, DXF e nos “Layers Standards”
Melhorias na importação dos formatos IFC, DWG e DXF
Conversão de sólidos 3D para elementos do Revit



Melhorias no Editor de Materials

O Material Editor foi integrado ao Material Browser, facilitando a criação e edição dos materiais no Revit.



Regiões de corte não retangulares

Regiões de corte a partir de formas não retangulares, permitindo layouts mais eficientes para a documentação facilitando a apresentação do projeto.


Melhorias em Produtividade

Alteração da ordem das imagens

Controle de alinhamento de padrões em superfícies divididas



Tags de Material em vistas 3D bloqueadas



Parâmetros de Grupos

Ao criar um parâmetro de instância você tem a opção de permitir que o valor deste parâmetro mude em instâncias de grupos. Com isso o usuário pode editar o valor do parâmetro em uma instância de grupo sem alterar o valor dos elementos correspondentes em outros grupos.



Ponto de Cálculo do Ambiente

Permite a definição do cálculo de ambientes para as famílias que estão dentro destes ambientes, como por exemplo esquadrias, mobiliário, equipamentos. Esta função permite locar o ponto de cálculo destes objetos para o ambiente desejado através do parâmetro Room Calculation Point que foi adicionado na edição destas famílias.



Tabelas

Melhorias na formatação das tabelas e textos facilitam a personalização das tabelas. O acesso mais intuitivo aos parâmetros das tabelas,  a possibilidade de inserir novas categorias, e a inserção de imagens nos cabeçalhos são outras novidades.



Seleção de Objetos

Novas opções de seleção de objetos foram inseridas:
Select Links – Selecionar vínculos
Select underlay elements – Selecionar elementos em “underlay”
Select pinned elements – Selecionar elementos fixados
Select elements by face – Selecionar elementos por face
Drag elements on selection – Arrastar elementos na seleção



Divisão de Elevações

Permite o controle da visualização dos elementos nas vistas de elevações, facilitando o controle dos elementos que serão exibidos nestas vistas.



View Templates Temporários

Permite aplicar um View Template de forma temporária, permitindo fazer alterações nas propriedades das vistas sem gravá-las. Estas alterações não afetam a impressão da vista.



Desempenho Gráfico

É possível desligar efeitos gráficos para a execução dos comandos: Pan, Orbit e Zoom, garantindo melhor desempenho gráfico, aumentando a produtividade e garantindo uma manipulação eficiente do modelo.



Escadas e Guarda-Corpos

Melhorias na linha de localização das escadas
Cotas temporárias na criação das escadas
Melhorias na representação das escadas
Melhorias na união das escadas com outros elementos
Melhorias no snap de escadas
Melhorias na manipulação dos patamares das escadas
Melhorias em Guarda-Corpos



Melhorias em Nuvem de Pontos

A integração de um novo engine de Nuvem de Pontos possibilita snap para pontos e detecção de planos, além de novos controles de visualização.



Cotas Alternativas
Permite a exibição de duas unidades nas cotas, uma principal e outra alternativa.



API Aprimorada

A API do Revit teve aprimoramentos para Visualização, Vistas, Worksharing possibilitando um fluxo de trabalho mais transparente e permite melhor interação do Revit com gerenciamento de dados. As melhorias na API gráfica possibilita melhor fidelidade na visualização com 3ds Max e Showcase.



Análise Energética *

Além da análise energética para elementos conceituais, agora é possível realizar esta análise em elementos arquitetônicos do Revit. É gerado um Modelo Energético Analítico (EAM) que é enviado para o Autodesk Green Building Studio para simulação. Este processo elimina a necessidade de criar outro modelo para a análise.

*Benefício para assinantes do Autodesk Subscription




Estruturas


Modelo Analítico


Melhorias ajudam a criar e gerenciar o modelo estrutural de análise, tais como uma melhor visibilidade e maior controle sobre o modelo analítico. Através da capacidade de criar filtros com base no parâmetro do status da conexão permitindo maior controle sobre o modelo analítico. Melhorias do ajuste em paredes, possibilidade de anotar os modelos analíticos através das Tags (etiquetas) e tabelas mistas de modelos analíticos e físicos são  outras novidades desta versão.




Armaduras e Reforços

Um novo recurso permite incluir ganchos para definir a forma dos vergalhões, melhorando a definição de códigos de acordo com as normas europeias. Este recurso também permite o arredondamento dos vergalhões estruturais (comprimento da barra e do segmento da barra, reforço estrutural).



Restrições em Armaduras

Foram inseridos novos tipos de restrições para as armaduras que permitem maior controle sobre o posicionamento dos elementos.



Etiquetas de Armaduras

O comando Multi-Rebar Annotation permite inserir uma Tag para várias armaduras.




Posição de Vigas e Cintas

Nesta versão temos maior controle sobre a localização dos elementos estruturais: vigas de aço e cintas.
É possível ajustar a posição destes elementos estruturais nos eixos Y e Z, também podemos ajustar o comprimento através das linhas de localização, que pode ser visualizada facilitando estes ajustes.



Ordem Join Geometry

O comando Join Geometry permite alterar a ordem da união entre elementos, como piso e vigas estruturais.




Instalações Prediais

Terminais de Ar

Na versão 2014 é possível inserir terminais de ar diretamente nos dutos, também foram feitas melhorias nos cálculos e adicionado novo conteúdo de terminais.




Restrições Angulares

Agora é possível restringir os ângulos ao adicionar ou modificar tubulações, dutos, conduites e caminhos de cabos.




Fechamento de dutos e tubulações

Foi simplificada a inserção de caps para fechamento de dutos e tubulações, é possível fazer a inserção automaticamente a todos os topos abertos.



Arquivos CSV

Um novo recurso (Lookup Tables > Manage) permite gerenciar arquivos CSV diretamente nas famílias, eliminando a necessidade de utilizar arquivos CSV externos, o que facilita a colaboração entre os membros da equipe.




Melhorias em Cálculo

Os cálculos de dutos e tubulações foram transferidos para a API, permitindo que desenvolvedores criem padrões para atender a industrial local através de add-ins. São fornecidas ferramentas para validar e melhorar os cálculos de dutos e tubulações.





Template de Tubulações

A modelagem de tubulações está simplificada com os templates para água pluviais, esgoto, ventilação e outros sistemas. Os templates específicos para cada sistema de tubulação permite que você projete de forma mais eficiente.



Divisão de Sistemas

Quando existem várias redes físicas em um sistema é possível dividi-lo em sistemas menores, o que facilita o gerenciamento dos sistemas.

                     

Arq. Juliano Coimbra do Nascimento
juliano.coimbra@grapho.com.br

Nenhum comentário: